Entenda por que algumas marcas se transformaram em verdadeiras religiões e seus consumidores em devotos fiéis de seus produtos
Gestão de Recursos Humanos – 5º Período
Aluna: Alyne Santos Casal.
Disciplina: Marketing Aplicado a RH.
Profº: Sedenilso Machado.
SEMANA 08.
Exemplos de marcas mundialmente conhecidas e muito fortes são Apple, Mc Donald's, Coca-Cola e muitos outros que nos vem à cabeça só de olhar um simples símbolo ou imagem. Mas o que faz uma empresa conseguir tal força a sua marca? Sorte? Estratégia? Difícil mensurar, mas segundo estudos, isso possa ser uma combinação de estratégias que atraiam e fidelizem os clientes. Estratégias como:
· Missão definida e visão;
· Capacidade de contar histórias;
· Inimigo definido (quem aqui não lembra nitidamente do duelo entre Pepsi e Coca-Cola);
· Rituais e Símbolos (Google se tornou sinônimo de busca, a Disney vende sorrisos);
· Sensação de pertencer a um grupo;
· Apelo aos sentidos;
· Mistério.
Seria realmente essa a receita para o sucesso? Talvez.
Acredito que estas estratégias sejam realmente fundamentais para o crescimento de uma marca, mas além disso, o que realmente importa é o valor que a empresa dá ao cliente, acredito que isso sim faça com que qualquer empresa tenha sucesso em seu segmento.
Fonte: MELLO, Fábio Bandeira de,. O poder das Marcas. In: Administradores.com.br. Disponível em:
<http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/o-poder-da-marcas/43712/> Acesso em 02 de abril de 2011, às 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário