sábado, 2 de abril de 2011

O Poder das Marcas

Entenda por que algumas marcas se transformaram em verdadeiras religiões e seus consumidores em devotos fiéis de seus produtos

 

 

Gestão de Recursos Humanos – 5º Período

Aluna: Alyne Santos Casal.

Disciplina: Marketing Aplicado a RH.

Profº: Sedenilso Machado.

SEMANA 08.

 

Quando se fala em marcas fortes, marcas de poder, logo nos vem a mente diversas marcas que conseguimos associar a esses adjetivos. Marcas cujo nome se vende praticamente sozinho, onde os próprios consumidores fazem o marketing da mesma, facilitando de certa forma o trabalho da empresa.

Exemplos de marcas mundialmente conhecidas e muito fortes são Apple, Mc Donald's, Coca-Cola e muitos outros que nos vem à cabeça só de olhar um simples símbolo ou imagem. Mas o que faz uma empresa conseguir tal força a sua marca? Sorte? Estratégia? Difícil mensurar, mas segundo estudos, isso possa ser uma combinação de estratégias que atraiam e fidelizem os clientes. Estratégias como:

·                        Missão definida e visão;

·                        Capacidade de contar histórias;

·                        Inimigo definido (quem aqui não lembra nitidamente do duelo entre Pepsi e Coca-Cola);

·                        Rituais e Símbolos (Google se tornou sinônimo de busca, a Disney vende sorrisos);

·                        Sensação de pertencer a um grupo;

·                        Apelo aos sentidos;

·                        Mistério. 

Seria realmente essa a receita para o sucesso? Talvez.

Acredito que estas estratégias sejam realmente fundamentais para o crescimento de uma marca, mas além disso, o que realmente importa é o valor que a empresa dá ao cliente, acredito que isso sim faça com que qualquer empresa tenha sucesso em seu segmento.

 

Fonte: MELLO, Fábio Bandeira de,. O poder das Marcas. In: Administradores.com.br. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/o-poder-da-marcas/43712/> Acesso em 02 de abril de 2011, às 14h.





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