Nome: Ana Paula Godoi Lubacheski
Curso: Gestão
5º Período/ Campos Torres.
Disciplina: MKT Aplicado em RH
Semana: 8
Cada vez mais os consumidores estão dispostos a utilizar em sua alimentação produtos que, além de suprir as necessidades calóricas diárias, colaboram para manter o organismo em um bom estado de funcionamento. Marcas como Danone e Becel reconheceram a oportunidade que existia no mercado e lançaram produtos que hoje fazem parte da mesa do brasileiro. Uma pesquisa neste ramo científico já descobriu muitas propriedades funcionais, mas não há ainda estudos conclusivos sobre dietas que atendam a todo o sincronismo fisiológico.
Contudo, já existem no mercado produtos capazes de suprir algumas funcionalidades e combater problemas, como Activia, que promete dar fim à prisão de ventre. Para que um alimento industrializado seja considerado funcional, ele deve atender à certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o único órgão no Brasil que pode conceder este status aos produtos. O creme vegetal Becel, desenvolvido na Holanda em 1950, chegou ao mercado nacional em 1973, com a proposta de ser uma alternativa à manteiga de banha e reduzir o colesterol. Em princípio, o produto não teve grande aceitação por parte dos consumidores, pois não havia uma preocupação maior com a saúde. No entanto, atualmente, os consumidores estão adotando novos conceitos de consumo e esses produtos estão sendo procurados com maior frequência. As empresas que se utilizaram de estudos para ter essa percepção de mercado, com certeza serão as primeiras a se consolidarem nesse novo mercado de alimentos.
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/alimentos-funcionais-aquecem-o-mercado - Publicado em 30/03/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário