domingo, 3 de abril de 2011

Alimentos funcionais aquecem o mercado

Nome: Ana Paula Godoi Lubacheski

Curso: Gestão em Recursos Humanos

5º Período/ Campos Torres.

Disciplina: MKT Aplicado em RH

Semana: 8

 

Cada vez mais os consumidores estão dispostos a utilizar em sua alimentação produtos que, além de suprir as necessidades calóricas diárias, colaboram para manter o organismo em um bom estado de funcionamento. Marcas como Danone e Becel reconheceram a oportunidade que existia no mercado e lançaram produtos que hoje fazem parte da mesa do brasileiro. Uma pesquisa neste ramo científico já descobriu muitas propriedades funcionais, mas não há ainda estudos conclusivos sobre dietas que atendam a todo o sincronismo fisiológico.

Contudo, já existem no mercado produtos capazes de suprir algumas funcionalidades e combater problemas, como Activia, que promete dar fim à prisão de ventre. Para que um alimento industrializado seja considerado funcional, ele deve atender à certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o único órgão no Brasil que pode conceder este status aos produtos. O creme vegetal Becel, desenvolvido na Holanda em 1950, chegou ao mercado nacional em 1973, com a proposta de ser uma alternativa à manteiga de banha e reduzir o colesterol. Em princípio, o produto não teve grande aceitação por parte dos consumidores, pois não havia uma preocupação maior com a saúde. No entanto, atualmente, os consumidores estão adotando novos conceitos de consumo e esses produtos estão sendo procurados com maior frequência. As empresas que se utilizaram de estudos para ter essa percepção de mercado, com certeza serão as primeiras a se consolidarem nesse novo mercado de alimentos.

 

 

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/alimentos-funcionais-aquecem-o-mercado - Publicado em 30/03/2011.

 

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