domingo, 10 de abril de 2011

McDonald’s une marca e consumidores com McDia Feliz

Ação social destinou R$ 13 milhões ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer apenas em 2010

 

 

Gestão de Recursos Humanos – 5º Período

Aluna: Alyne Santos Casal.

Disciplina: Marketing Aplicado a RH.

Profº: Sedenilso Machado.

SEMANA 09.

.  ... McDía Feliz se llevará a cabo el martes 9 de octubre del presente | http://www.deguate.com/gest...

Fazer o bem! E melhor, fazer o bem sem importar a quem. Para o ser humano, este seria o nosso principal dever perante a sociedade. E, com está nova tendência de sustentabilidade e responsabilidade social, as coisas não seriam diferentes para o meio empresarial.

Mas, o que para muitas empresas é algo novo e vem sendo desenvolvido há pouco tempo, para o Mc Donald's já não é nenhuma novidade, uma vez que o mesmo comemora este ano 22 anos de existência do seu principal projeto de responsabilidade social, o Mc DiaFfeliz, que reverte toda a renda obtida com as vendas do sanduiche Big Mac no dia da ação para instituições que dão apoio a crianças e adolescentes com câncer. Com seu forte poder de marketing, assim como com seus produtos, a ação também obteve grande aceitação do público.

Para a empresa, esta estratégia pode ser considerada uma via de dois lados, ou melhor, o chamado marketing de causa, por beneficiar a sociedade e fortalecer sua marca. Primeiramente por fazer o bem às crianças e adolescentes portadores de câncer, e depois por com esta bela iniciativa, estreitar os laços com seus consumidores, estimulando a compra de seus produtos e aumentando sua boa imagem perante os mesmos. Mas, para quem imagina que a ação é simplesmente vender Big Mac  reverter os lucros, pode-se dizer que a preocupação da empresa é bem maior que isso.

Ao longo desses 22 anos do projeto Mc Dia Feliz, a empresa vem inovando cada vez mais e amadurecendo a idéia, percebendo a necessidade ajudar as organizações sem fins lucrativos, de investir mais em ações sociais, além de simplesmente doar. Exemplo visível disso foi a criação do Instituto Ronald Mc Donald (criado há 12 anos), que é responsável por cuidar não só do McDia Feliz, mas de todas as ações de cunho social realizadas pela marca. Hoje, as instituições cadastradas recebem benefícios vindos de fontes como os cofrinhos que ficam nos caixas dos restaurantes, jantares de gala e torneios de golf.

Resumindo, pode-se dizer que a empresa realmente vem desempenhando muito bem seu papel quanto ao marketing, uma vez que dificilmente veremos alguém que não conheça a marca e, mais do que isso, dificilmente conheceremos alguém que nunca tenha participado da campanha, fazendo o "grande esforço" de adquirir um Big Mac em prol das crianças e adolescentes com câncer.

 

Fonte: SÁ, Sylvia de,. McDonald's une marca e consumidores com McDia Feliz. In: Administradores.com.br. Disponível em:

<http://www.mundodomarketing.com.br/11,18274,mcdonald-s-une-marca-e-consumidores-com-mcdia-feliz.htm> Acesso em 08 de abril de 2011, às 19h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário